ESTÁGIO

Comandante da Aeronáutica ministra palestra no Estágio de Comando da FAB

Mais de 80 Oficiais Superiores participam desta atividade até o dia 17 de novembro
Publicada em: 08/11/2023 18:29
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ministrou palestra no Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira (ECFAB), na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), localizado no Campo dos Afonsos (RJ).

Durante o evento, o Comandante falou sobre Diretriz de Comando, Gestão e Liderança aos 89 Oficiais Superiores que participam do curso este ano, iniciado na segunda-feira (06/11).

O Oficial-General abordou a necessidade dos futuros comandantes de unidades militares atentarem-se a cada detalhe para gerir melhor as estruturas sob seu comando. Além disso, apresentou características importantes a serem implementadas nas gestões, como inovação, enfrentamento de desafios, perseverança e valores.

"Tenho a convicção de que os momentos felizes serão muitos e juntar-se-ão à memória; os difíceis, esses construirão nossa história", destacou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

Estiveram presentes na atividade o Comandante-Geral de Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Comandante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José  Madureira Júnior; o Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto, entre outros Oficiais-Generais.

O ECFAB

O Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira, coordenado pela ECEMAR e realizado em três módulos com a duração total de quatro semanas, tem a finalidade de direcionar a conduta dos futuros líderes e gestores em diferentes esferas de atuação, como a gestão organizacional, a execução orçamentária e financeira, a administração patrimonial, as implicações jurídicas e no gerenciamento de crises. Assim, o ECFAB visa à capacitação dos oficiais que atuarão na condução das diversas organizações do Comando da Aeronáutica (COMAER), sob o amparo das políticas e diretrizes da Instituição.

Fotos: Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER